sexta-feira, maio 19, 2006

Costumes...Mudanças...Memórias!

Hoje tive a oportunidade de passar no mercado municipal e reparar como as coisas (não) mudam...!

"Oh minha linda não vai nada hoje!? olhe umas ervilhinhas, um feijão verde!! olhe que isto é tudo da nossa terra!!"

Já lá vão muitos anos (nao tantos como eu, mas certamente uns 10 anos) que era quase como um ritual ir à "praça" velhinha e decadente da baixa de Coimbra!!

O acordar cedo ao sábado naquela altura não importava e mesmo antes da mamã acordar, ja eu estava no sofá, cuidadosamente e sem fazer um pio, arrumadita com o cobertor! Claro está que logo que me apercebia de "movimentos despertinos" (eheh) no "quarto dos papás", eu era a primeira e chatear...=)

"Marta, vai-te vestir! Vamos à praça...!!"
Tudo bem que nao custava acordar cedo mas..."IR À PRAÇA???"...
E eu tudo bem, nao tinha mais nada a fazer...lol que remédio!
Manhã enfadonha, atrás da mãezinha naquela insuportável praça, mal cheirosa e cheia de gente aos berros! e aos encontrões!! (hje penso q seria melhor q a bolsa!lol)
Havia sempre a oportunidade de um suminho e um bolito a meio da manhã!!Era a parte mehor! lolol

Os anos passaram e eu por um motivo ou outro, começei a ficar em casa...!

Hoje voltei àquela "praça" e, apesar das obras de requalificação acabadas, o cheiro continua o mesmo e os berros também..!
Notei, ironicamente, algum sentimento de nostalgia quando reavivei aquelas pessoas, aquele mau mas típico cheiro e, pa mim o melhor, as senhoras a apregoar!
"Oh freguesa oh amooooree!!! olhe aqui estas couvinhas..!!!!!fresquinhaas!!Não se vá embora!olhe aqui!!"

Tao simpáticas, com olhar ternurento e gasto pela vida, as velhotas la continuam a ir todos os dias à praça, vendendo o que colhem, o que tratam com tanto esforço!vê-se no rosto de cada uma a alma de vendedora, com os pregões todos na ponta da língua, inatos, enraizados até ao tutano!! Não é por acaso..!Muitas delas fazem aquilo da vida (senão mesmo todas!!), tendo começado a ir vender muito cedo, quando eram ainda crianças!
Naqueles tempos, quando ainda não conheciam a televisão ou sequer pensavam em ir po msn, onde o tempo era maior, a vida levada de modo diferente, talvez mais intensa!!!Com maiores dificuldades, é certo, mas de qualquer modo eram felizes, nao havia tantas chatices, tantas incertezas, tantos problemas!!!Era diferente....não posso dizer que gostaria mais de viver naqueles dias, mas certamente que seria muuuuito diferente!

Com esta me voi, um post estupido mas em jeito de actualização apenas...Foi um partilhar..=)

beijinhos e tudo e tudo e tudo!
****

Sem comentários: