quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Deus imponente e intocável ou um Deus amigo e simples e omnipresente!?

Desde há uns tempos para cá tenho vindo a desenvolver uma opinião sobre o que é para nós Deus..ou melhor, o que é pra mim Deus; será apenas aquela sensação que se traduz em nós na semi-obrigação em ir à eucaristia todas as semanas, rezar as orações que nos ensinam e que de uma maneira quase que mecânica, dizemos sem pensar no que estamos a dizer e a proclamar..? será isto que eu quero deste Deus?? não...

Estas dúvidas, pensam, assombram quem nao tem mais nada em que pensar mas acho que nao é bem assim..! Afinal dúvidas "existenciais" todos temos..nao vos parece viável?

Na minha opiniõ (recém) formada acerca deste assunto ajuda-me a escolher caminhos diferentes dos ate aqui traçados, no que diz respeito à minha vida como cristã...!
Até aqui fui sempre influenciada pela família, pelos colegas (alguns, nomeaamente escuteiros) a seguir a vida cristã da missa ao domingo (embora a falhasse muitas vezes), seguir todas aquelas orações de uma forma mecanicista de uma forma mesmo incosnciente.
Porém, tendo aberto a minha mente a novos horizontes (as vezes a universidade também nos abre os olhos para muita coisa sem ser os copos! indespensáveis claro está!! :D ), creio que o Meu Deus nao pode ser intocável, inatingivel, mas sim um amigo com quem podemos conversar (imagináriamente, claro está), contar-lhe os nossos problemas, desabafar e até podemos dizer asneiras!! não quero seguir uma religiao cheia de regras e imposições, obrigações e rigidez!!

Não quero um Deus assim..
será que estou a criar um Deus à minha imagem e semelhança??
nao..Só nao quero um Deus à imagem e semelhança de uma igreja imponente e rígida..
E será isso que queremos de uma religião??
Mas entao o que será entao isso de religião? será algo que criámos para nos sentirmos "aconchegados", com o ego seguro, sempre algo pronto a perdoar os nossos pecados para logo a seguir pecar de novo?
pecados??perdoar??

Isto é tudo tao complexo..!:
mas será que é mesmo preciso ter esse algo (tao mal definido) para nos defender das forças do mal?? :D
Nao estaremos bem connosco próprios apenas se as atitudes boas sairem de nós, tal como sai a vontade de amar, conhecer..sei la! o bem sai de nós, nao entra! assim como o mal...! o mal nao entra no nosso corpo e nao nos manipula; poderemos fazer o bem nao pelas coisas que entram em nós mas pelo que sai, se é k me faço entender!pelas atitudes se toma o caracter..
Não há pessoas más; há atitudes más!!

desculpem a confusão mas é mesmo isto que se passa na minha cabeça!
há uma crescente dúvida pelos caminhos a seguir, pelos ideais a tomar! A formação da personalidade de uma pessoa tem destas fases..!
quero expandir os meus horizontes..!!!

Sem com isso, claro está, voltar as costas a tudo o que está para trás, a todos os caminhos que já percorri, em busca de uma vida equilibrada! (será, também, que nos servimos da religião para um "amparar" espiritual da nossa vida??)

Prometo que no próximo post nao me ocupo de coisas tão complexas e paradoxais!:D
Mas como o blog serve para expressar sentimentos e não criá-los...:p


Nasce em mim uma esperança de novos caminhos a trilhar,
novas direcções a tomar...
Porque não quero ser das ovelhas que pastam
sem olhar noutras direcções!

1 comentário:

Pinguça disse...

Ora bem, isto está tão comprido que entretanto já me perdi!! lolol!!

Este é um assunto muito complexo e muito pessoal.Afinal cada um sente as coisas à sua maneira e cada um tem uma maneira diferente de encarar as coisas (claro está se tiverem personalidade e se não se guiarem pela cabeça dos outros).

Como sabes, eu não tenho nenhuma ligação física à Igreja, ou seja,~nunca fui criada como cristã ou católica (perdoem-m mas nem essa diferença sei estabelecer), mas uma coisa é certa, não são apenas os laços físicos que nos unem a qualquer coisa, é muito mais do que isso. É óbvio que se queremos entrar numa sociedade ou num grupo temos de respeitar as suas regras. Mas não deveríamos também deixar entrar aqueles que não tiveram culpa por outros não cumprirem as mesmas regras? Falo claramente dos vários impedimentos a que fui sujeita. Não sou baptizada por opção própria, mas porque não me deixaram ser. Habituei-me a isso, mas hoje sei que não preciso da aprovação de ninguém para seguir aquilo em que acredito.

Falas em desenhar um Deus à tua imagem. Não será, afinal, Deus aquela "personagem" que nós próprios criamos como amigo invisível mas sempre presente? Não será Ele o nosso confidente? É óbvio que todos nós desenhamos uma imagem diferente e damos-lhe o valor que ela tem para nós.

Bem, isto depois de umas horitas de estudo intenso, levou-me a um completo apagar de qualquer opinião que possa ter relativamente a este assunto. No entanto, já dei parte dela.

Não sei mais o que escrever e, provavelmente ainda bem, porque de outra forma faria, aqui, um sub-post. Assim, pintarola, deixo-te aqui ocupada por mais 5minutos, para que não venhas dizer que não tens nada para fazer.

Agora que estás de férias, continua a postar. Ainda tens muito que penar para conseguires bater o meu record, ainda que não seja isso que esteja em causa.

Gostei muito do post, de resto como gosto de todos eles, portanto continua......

Beijinhos da primocas(que ainda sofre)

=)