terça-feira, janeiro 03, 2006

porque é que pensamos e nao escrevemos logo??:D


loool
Este post deve-se a um esquecimento de toda uma reflexão que até entao tava a magicar e agr..puff...foi-se!!!lolol

Toda esta inspiração acho que se evaporou...!!: se calhar apenas se deve ao facto de ter simplesmente esquecido..:p
E ja dizia o ano passado em Psicologia (12ºano), que o esquecimento é um processo inerente à memória, pois sem ele não poderiamos aprender tanto como aprendemos; ao esquecermo-nos de certas e determinadas coisas, o nosso "disco rígido" nao fica tao ocupado, ficando com menos probabilidade de fazer TILT!!! :P lool (private joke..:) ).

Enfim, seja como for, acredito que tudo aquilo por que passamos fica sempre cá, seja como for, o quanto for...por muito que consigamos viver intensamente a vida, as recordações são sempre de guardar e de ser recordadas...São boas de "recordar" loool! Já dizia a celebre música: "E recordar é viver.."=) Quer sejam coisas boas ou coisas más..(oh não isto soa-me um bocado a D'zrt!!!! = )

Aqui surge outra questão não menos importante mas à qual muitas das vezes nem damos importância:
  • será que é saudável recordar as coisas más??
  • será que se torna benéfico, quer pa nossa saúde mental quer pa nossa "auto-estima", recordar um passado menos agradável ?
A minha opinião sobre o assunto é bem complicada e um tanto ou quanto paradoxal...

Por um lado, ao recordar as coisas más "lembramo-nos" do quão má a situação foi e do quanto nos magoou, do quanto chorámos ou do quanto nos deprimimos por isso...ficamos mal connosco próprios por ter cometido tais atrocidades; no entanto, acho que faz parte da fase de "recuperação" um encontro com a verdade, sem floreados nem berlicoques.
Se nos confrontarmos com a questão e com aquilo que nos faz,ou fze, sentir mal vamos ficar deprimidos e a pensar sempre no mesmo!obriga-nos a desenvolver sistemas adaptativos (eficazes ou nao..) que tentam procurar a homeostase emocional em nós...!

Porém, e agora que escrevo estas coisas, acredito que tudo nao passa de um tipo de mentalidade; a reacção a tais diferentes e controversas situações, varia de pessoa para pessoa, dependendo grandemente dos pseudofactores de cada indivíduo...(obrigada Prof. Dtr. Alferes, vê o que provoca??).
Depende do desenvolvimento cognitivo-comportamental de cada um...dos estadios do Erickson!!:p (Psicologia rula..:D )

Estamos portanto sob o controlo destes pseudo-factores, desta dependência do desenvolvimento, da sociedade, que nos ensina, de uma maneira ou outra a crescer, a viver a vida..

bem, e porque ja me alongo (talvez demais) neste post, fico por aqui, com desejos de um optimo ano novo para todos vós e felicidades!!Que este ano corra tão bem ou ainda melhor que o outro que passou!!!

***kisses***

3 comentários:

Pinguça disse...

oh miúda ando há dias a pensar no que escrever no teu blog!! estava prometido!! quero saldar a minha dívida(já q já me comentaste o meu) mas também queria marcar, de alguma forma, a minha presença aqui!!!

Pois é, como disse ando há dias para o fazer!!! E perguntas tu:"E porquê prima?"(vá pergunta!!! só avanço quando perguntares!!! kidding). Ora bem, porquê então?

Olha porque tu às vezes deves andar ceguinha, ou deves pensar que não fazes nada de jeito!! ( era nesta altura que t dava duas bolachadas para ver s acordas para a vida!!!) "Alila-me, pá!"(private joke. Tão private que nem sei s tu própria a percebeste!!!)

Miúda!!! Depois de ler este belo post e, de resto, todos os outros q,pelo que me lembro ñ são muitos, fiquei parva, boquiaberta, estupefacta, enfim, sem palavras, tudo por causa da beleza e sapiência destas tuas frases(ñ vou dizer palavras outra vez, pq depois parece q estou doida e c os copos!!). Pois,........dizias-me tu há uns tempitos que às vezes até te sentias burra e inculta quando lias os blogs de algumas pessoas q,de facto se expressam bem literalmente, mas deves tê-lo dito sem a consciência plena de que escreves tão bem ou melhor do que eles!!!

Eu também te disse que, quando as palavras nos saem directamente do coração, soam sempre a poesia!!! Lá está, escrever por escrever (como eu agora) nem sempre torna a posterior leitura agradável e interessante tão pouco.

Parece-me que, de facto, pensaste e reflectiste sobre aquilo que te disse!!! E tenho a dizer-t q escreves muito bem!!! A modéstia é muito bonita, mas nem sempre nos fica bem!!! Há que assumir o nosso valor e, até, sentir orgulho nele!!!(também não sou grande exemplo, mas não é de mim q s está a falar, mas sim de ti!!!)

Bem parece que me estou a alongar e com assuntos da treta, e por tal vou calar-me e reduzir-me à minha insignificância!!!!

Sem mais delongas, espero apenas que com isto abras os olhos e comeces a dar mais valor a ti própria e ao teu trabalho!!!! Lembra-te do que eu te disse: és o meu orgulho, pelo simples facto de já teres ingressado na Universidade, num curso como Psicologia, e com a tua idade!!! E quando gozarem contigo por seres a cassulinha, lembra-te diz para ti(e eventualmente para os outros): "ya pois sou, mas ñ sou medíocre!!!";)

Muitos beijinhos da prima Ana=)

(Já saldei a minha dívida?!)

Anónimo disse...

escreves bue da mal!!!!

cresce miuda! pode ser que qd cresceres mais 1 cadito isso saia melhor...

tssssssss

Anónimo disse...

Fofinha da minha vida, estas mesmo rodeada de pessoas invejosas....lolol!!!e akedita k de miuda nao tens nada doce, sera k te dou assim tanta inspiração para redigires tao bem? =)
pero k sim, mas se vier de ti tb fiko mto orgulhoso :)
Tenho pena k nao keiras ser a minha relaccoes publicas, seria bom...era um bom comeco =) eheheh

Linda sempre k tiveres inspirada escreve, escreve, escreve...porque ler é sempre bom entao assim inda mais interessante se torna =)

ES A MINHA BEBE LINDA MARTXINHA



**********AMO-TE PININHAH**********