"O que é?
Mau Hálito ou Halitose é o odor desagradável e, muitas vezes, repugnante do ar expelido pelos pulmões. Pode ter diversas causas, e varia com o período do dia e a idade da pessoa, agravando-se à proporção que a fome aumenta. É mais facilmente percebido por estranhos do que pela própria pessoa portadora de halitose.
Acontece devido a:
Leve hipoglicemia;
Redução fluxo salivar durante o sono;
Aumento da flora bacteriana anaeróbia proteolítica.
Esses microorganismos actuam sobre a descamação natural da mucosa bucal e sobre proteínas da própria saliva, gerando componentes de cheiro desagradável (chamados de compostos sulfurados voláteis ou CSV). (ah! aquele muco esbranquiçado que podemos encontrar na boca depois de uma noite bem(mal) dormida, são depósitos destas bateriazinhas!)
Esta halitose matinal, no entanto deve desaparecer após a higiene dos dentes (com fio dental e escova), da língua e após a primeira refeição da manhã, caso contrário, pode realmente ser considerada mau hálito.
Causas
A halitose pode ser causada por diversos fatores, bucais e não bucais, fisiológicos ou patológicos.
De entre os fatores bucais, a causa mais comum é a higiene oral deficiente e consequente formação de saburra (? estes brasileiros...) lingual e placas dentárias.
A higiene precária da língua, reentrâncias retentoras de alimentos, cáries, substâncias plásticas usadas na confecção de dentaduras e pontes (por infiltração de líquidos bucais), são outras causas bucais importantes.
A saburra é (ah! ca está!!!)um material viscoso e esbranquiçado ou amarelado, que fica aderida ao dorso da língua, principalmente no terço posterior. A saburra equivale a uma placa bacteriana lingual, em que os principais microrganismos presentes são do tipo anaeróbios proteolíticos, os quais, conforme foi explicado para a halitose da manhã, produzem componentes de cheiro desagradável no final do seu metabolismo.(entao afinal ate ja tinha explicado o q era!)
Já as causas extra-bucais mais frequentes são as doenças da orofaringe, bronco-pulmonares, digestivas, alcalose, doenças hepáticas, perturbações do sistema gastrointestinal, diabetes (odor de acetona ou fruta), nefrite (odor amoniacal característico devido à concentração de uréia na saliva e sua decomposição em amoníaco pelas bactérias), tabagismo, doenças febris, deficiência de vitamina A e D, intestino preso, estresse e causas desconhecidas. Também são fontes de mau cheiro, as próteses mal adaptadas e as restaurações defeituosas. Hoje sabemos que o estômago tem pouca participação na génese desse odor desagradável, o que pode ocorrer durante o vómito ou em casos de eructação.
Consequências
A simples presença de mau hálito, apesar de não ter grandes repercussões clínicas para a pessoa, pode, na maioria das vezes, provocar sérios prejuízos psicossociais (sempre gostei desta palavra! Diz tanto em tao pouco!). Os mais comumente relatados são a insegurança ao se aproximar das pessoas, a depressão secundária a isso, dificuldade em estabelecer relações amorosas, esfriamento do relacionamento entre o casal (ah pois é bebé!!! Não ha bom halitinho tambem nao ha spot quentinho! ;) lol Parece a historinha da minhoca: "Cheiras mal da boca! Cheiras mal da boca! hãa??), resistência ao sorriso, ansiedade, e baixo desempenho profissional, quando o contacto com outras pessoas é necessário."
Pois é..
Decido entao pesquisar sobre este assunto e perguntam vocês, leitores assiduos deste blog (ou nao) a razão!
Ora entao eu digo-vos!
Sempre me fez impressao o mau halito. Não gosto de o ter, quando o tenho e nao gosto de etr que levar com o bafo de quem o tem e, pior, as vezes nem se apercebe!!! Bah!
Sim, vou tentar levar com calma uma conversa com algumas colegas este assunto... Ou entao nao falem pa mim com essa proximidade!! lool
Que horror, tou a ser mazinha!
Mas a verdade é q nao gosto pronto! E plo menos eu faço por nao ter mau halito!
Dsculpem...Tive de dizer!
(Giro giro vão ser as reacções para cmg do meu (grande) público qnd tiverem comigo!! Cheiram-se todos!! :) Que ninguem se sinta jamais ofendido, este post nao é para ferir mas para intervir e alertar! :)
Sem mais de momento, aqui fica a meia revolta dos cheetos! =)
quinta-feira, dezembro 14, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
deviam inventar uma máquina para a qual soprássemos e desse um valor ao nosso hálito era muito mais fácil para inventar situações desagradáveis.
asdrubaltudobem
http://maisvalericoecomsaudequepobreedoente.blogspot.com/
Olha olha, o jeito que isso nao dava!!! e umas pastilhas q eliminassemo cheiro logo logo? tipo smint ou whatever... :)
Enviar um comentário